terça-feira, 8 de junho de 2010

Letra Cursiva ou Letra de Forma?

Muitos são os questionamentos sobre o uso da letra cursiva ou da letra de forma no período de alfabetização. De um lado, temos uma enorme cobrança dos pais que anseiam em ver seus pequenos escrevendo como adultos e, do outro, professores que se sentem pressionados constantemente por atender às expectativas de famílias e comunidade. No entanto, faz-se necessária uma boa conversa entre escola e comunidade para que as famílias compreendam o real significado do uso destes dois tipos de letras e do momento ideal de serem inseridas na prática da sala de aula.
No Programa Letra e Vida, no módulo 1 da Coletânea de Textos, unidade 3, texto 10, temos a seguinte orientação:
"Nesse período em que os alunos ainda não se alfabetizaram e estão ocupados em descobrir quantas e quais letras são usadas para escrever (ou seja, ocupados com uma análise de aspectos quantitativos e/ou qualitativos da escrita), o uso da letra de fôrma maiúscula é o mais recomendado, pois suas características permitem que eles analisem as letras separadamente, distinguindo-as umas das outras com facilidade — além de serem também mais simples de grafar. A letra manuscrita, por ser contínua, não ajuda os alunos a identificar quantas e quais letras estão escritas, pois nem sempre é observável onde uma acaba e a outra começa. Depois que eles se alfabetizam, aí sim, é o momento de ensiná-los a escrever a letra manuscrita e de exercitá-la para que escrevam rapidamente e de forma legível."
Além disso, é importante pensarmos no uso social de cada um destes tipos de letra. A letra de forma, por exemplo, é de uso mais comum, na imprensa, legendas de filmes, livros, placas de ônibus, cartazes enfim, em grande parte dos portadores de escritas. Já a letra cursiva, é utilizada de maneira mais informal na escrita de receitas, cartas e bilhetes, quando copiamos alguma frase ou música que gostamos, em dedicatórias de livros, cartões e, claro, quando realizamos algum tipo de anotação, por ser de escrita mais rápida.
Em que momento seus alunos estão?
Vale a pena colocá-los para escrever com que tipo de letra?
Que objetivos você, professor, terá ao determinar o tipo de letra que seu aluno usará para escrever?
Bem, então, se meus alunos ainda não estão alfabéticos, significa que tenho que oferecer-lhes apenas textos com letra de forma em caixa alta para a leitura?
De maneira alguma! Se estamos pensando em uma alfabetização num contexto social, não podemos excluir as crianças do contato com todos os tipos de portadores de textos e seus mais variados tipos de letras, para que vão compreendendo justamente as diversas maneiras de se escrever.

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